Reabilitação Cognitiva
A Reabilitação Cognitiva é um tratamento não-farmacológico voltado para pessoas que apresentam dificuldades cognitivas decorrentes de transtornos neurológicos, psiquiátricos ou do próprio processo de envelhecimento. Essa intervenção tem como objetivo restaurar ou compensar déficits em funções cognitivas como memória, atenção, raciocínio, linguagem e planeamento, retardar o declínio funcional, melhorar a autoestima e promover maior autonomia e qualidade de vida.
Destina-se a pacientes com condições como Acidente Vascular Cerebral (AVC), transtornos neurodegenerativos como Alzheimer, Demências, sequelas decorrentes de dano cerebral ou outras condições de saúde que restrinjam a sua capacidade cognitiva.
O processo envolve uma avaliação detalhada, a estruturação do plano terapêutico e a intervenção em si, que envolve a aplicação de exercícios e estratégias personalizadas, que visam estimular e reorganizar as funções cognitivas prejudicadas. O tratamento tem por objetivo minimizar o impacto das alterações cognitivas na vida diária, proporcionando o máximo de autonomia e independência funcional, sendo uma ferramenta essencial para a melhoria da qualidade de vida.